sexta-feira, 1 de agosto de 2008

FERRAMENTAS VIRTUAIS

O uso de ferramentas tecnológicas que favorecem a circulação de informações tem propiciado o surgimento e a expansão de comunidades de prática e de aprendizagem, na Internet, blogs, msn, orkut, etc. Nesses ambientes, profissionais de várias instituições e alunos podem atuar em conjunto, de forma ágil e eficiente.
Criar e manter comunidades são ações da “gestão do conhecimento”. Como outras de mesma natureza – montagem de portais corporativos, por exemplo –, permitem que os conhecimentos gerados em uma organização estejam disponíveis àqueles que deles necessitem, quando necessário e no formato adequado.
As comunidades virtuais ultrapassam os limites tradicionais dos grupos ou equipes de trabalho e as fronteiras de uma organização. Seus membros podem fazer parte de diferentes áreas ou a diferentes instituições. A participação baseia-se em relações de confiança e na contribuição que cada um traz para a rede. Reunidas em comunidades virtuais, as pessoas aprendem juntas como fazer coisas pelas quais se interessam.

Nenhum comentário: