terça-feira, 24 de junho de 2008

GERENCIAMENTO INOVADOR

Hoje em dia uma escola é atualizada e ativa se for motivada e gerenciada por pessoas inovadoras, pois não basta apenas depender de moderníssimas tecnologias. Faz-se necessário a audácia para experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos.
Para surgirem gestores e professores inovadores também é necessário que a academia mude sua formação tradicional, que irá se repetir nas escolas básicas. Para Moran “A escola precisa urgentemente de difusão de modelos viáveis de sucesso, de práticas inovadoras simples, acessíveis, adequadas para a situação em que a escola está”.

A formação de gestores de idéias inovadoras e motivadoras pode acontecer através de capacitação contínua e a distância, através de acordos entre o setor público e privado.

Sabe-se que toda mudança inicialmente causa atribulações, pois enfrenta o tradicionalismo e o pacato que custam a experimenta mudanças. Porém mudanças devem acontecer para a evolução e serão inevitáveis, pois temos nas mãos a chance histórica e autônoma de reinventar a forma de educar, não aguardando mais que nos digam como fazer ou que nos dêem receitas prontas, substimando nossa capacidade.

Toda a sociedade estará mais envolvida na educação, todas as instituições serão educadoras, contribuirão mais diretamente para a educação escolar e aprenderão continuamente.

Atualmente a EAD é uma modalidade de ensino que vem crescendo em procura, pois busca trabalhar projetos integrados ou partindo de problemas reais, podendo ser em grupo ou individual e respeitando seus horários. Os cursos serão mais adaptados às experiências e necessidades de cada grupo ou pessoa.

A valorização profissional no mercado de trabalho cada vez mais se pauta na atualização do profissional e este por sua vez necessita de cursos que lhe dê especialização rápida e eficaz, sendo necessário que todas as instituições se atualizem para dar tais respostas à sociedade ou ficarão no saudosismo como algumas igrejas que voltaram a celebrar seus cultos em latim, língua morta!

Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/bases.htm. Acesso em: 24/06/2008.

Um comentário:

Cibele disse...

Adjanes, vc já pensou em colocar uma postagem por página (ver nas configuraçoes) as páginas ficam mais curtas e facilita a navegaçao. Aproveite também e coloque seus outros trabalhos aqui.
Abraços
Cibele/NTE